Dicas Culturais

BASÍLICA DE SANTO ANTÔNIO DO EMBARÉ – SANTOS – LITORAL DE SÃO PAULO

Paramentos Litúrgicos

Basílica de Santo Antônio do EmbaréA Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré, inaugurada em 1945 na Cidade de Santos, Estado de São Paulo e construída no estilo da arquitetura neogótica.

A basílica tem origem na pequena capela construída em meados de 1874 por Antônio Ferreira da Silva, então barão de Embaré. Após sua morte, a capela ficou abandonada por vinte anos, quando então foi reconstruída e inaugurada em 1911. Em 1915, seria ampliada, transformando-se em igreja. Em 1930, foi lançada a pedra fundamental que daria origem à atual basílica, sendo finalmente inaugurada em 1945.

A basílica apresenta arcos ogivais, vitrais e rosáceas. As duas torres da fachada terminam com pináculos. No tímpano sobre a entrada principal, uma composição clássica mostra Santo Antônio recebendo o Menino Jesus das mãos da Virgem. Curiosamente, a imagem de São Pedro – que deveria estar à direita de quem sai, por ser ele o apóstolo à direita de Cristo – localiza-se à esquerda, enquanto São Paulo fica à direita.

Na parte interna, os 18 metros de pé direito são cobertos por murais à têmpera de Pedro Gentili, que preenchem todos os espaços do templo. Eles foram executados em 1946 e restaurados em 2001. Os 44 pilares em granilito rosa dividem-se em cada lado da nave e do altar, emoldurando as quatro capelas menores, bem como as capelas-balcões e as capelas de confissão. Estas contam com pinturas alusivas à remissão dos pecados, como o perdão ao filho pródigo e a Maria Madalena.

O trabalho de entalhe em portas, paraventos, confessionários, púlpitos e altares é realçado pelo contraste entre a cor clara do marfim e a cor escura do cedro e da nogueira. Não se tratam de peças únicas, já que foram compradas por catálogos do ateliê de Henrique Hudger, no Sul do País. Embora a decoração não seja gótica, os relevos de leões, dragões e outros animais híbridos, próprios do gótico arcaico usado na Alemanha, são creditados à ascendência do artesão.

Conta-se que o altar-mor saiu maior que a encomenda e precisou ser cortado, para caber no abside. Ladeado por dois anjos esculpidos em madeira, o magnífico órgão conta com cerca de 3.800 tubos. A igreja originou-se de uma capela erguida em 1875, pelo Barão do Embaré. Foi entregue em 1922 aos frades Capuchinhos, que iniciaram a nova edificação em 1930. Inaugurada em 1945, em 1952 foi elevada à categoria de basílica pelo Papa Pio XII.

A Basílica de Santo Antônio do Embaré, fica localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 32, Embaré, Santos – litoral de São Paulo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo