Bispos europeus e a comunicação como encontro, entre autenticidade e concretude
Qual impacto tem a comunicação digital no pensar e na vivência da fé? O encontro virtual pode ser comunicação e ocasião de encontro genuíno? A comunicação institucional da Igreja sabe fazer o anúncio de Cristo? E como se traduz o testemunho cristão no universo digital? São algumas das perguntas que os bispos responsáveis pela comunicação social das Conferências Episcopais da Europa, acompanhados de seus especialistas, irão enfrentar em Atenas à luz da Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2014 do Papa Francisco.
O encontro promovido pela Comissão CCEE para as Comunicações Sociais, liderada por Mons. José Ignacio Munilla Aguirre, Bispo de San Sebastian, terá a participação do Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, mons. Claudio Celli.
Em Atenas, os 30 participantes serão assistidos em suas discussões por especialistas na área da comunicação social, tais como: pe. Antonio Spadaro SJ, editor da revista "La Civiltá Cattolica”; prof. Arturo Merayo Perez, professor da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Murcia, e pe. Roderick Vonhögen, fundador da Star Quest Production Network e Trideo TV (Holanda).
A reunião – a portas fechadas – prevê entre outras uma apresentação das atividades no âmbito das comunicações sociais da Sala de Imprensa da Conferência Episcopal grega pelo seu diretor, Sebastianos Roussos.
Na Quarta-feira, 5 de novembro, os participantes irão viajar para Corinto. Durante a viagem, o Exarca Apostólico para os católicos de rito bizantino na Grécia, Mons. Dimitrios Salachas, fará uma reflexão sobre A comunicação de São Paulo, do Areópago de Corinto.
Durante a reunião intervirão o neo arcebispo de Atenas, mons. Sebastianos Rossolatos e o Núncio Apostólico na Grécia, Mons. Edward Joseph Adams.