Cáritas agradece palavras do Papa sobre prevenção da AIDS
ROMA, sexta-feira, 26 de novembro de 2010.A Cáritas Internacional acolheu com alegria os comentários do Papa Bento XVI sobre a importância da prevenção da AIDS.
Os comentários do Papa são apresentados no livro-entrevista “Luz do mundo: o Papa, a Igreja e os sinais dos tempos”, publicado em espanhol pela editora Herder.
A Cáritas afirma que os comentários do Santo Padre em seu livro “são uma afirmação da importância da sensibilidade pastoral e da compaixão na prevenção da AIDS”.
Observa, em particular nas declarações de Bento XVI, que o uso do preservativo “não é realmente a forma de enfrentar o mal da infecção do HIV” e que não é “uma solução real ou moral”.
O Papa diz: “É preciso estar perto das pessoas, conduzi-las, ajudá-las, e isso tanto antes como depois de contrair a doença”.
Lesley-Anne Knight, secretária-geral da Cáritas Internacional, afirmou que os comentários do Papa “ilustram a importância da compaixão e da sensibilidade na luta, com as complexidades da prevenção da AIDS”.
Acrescentou que a Cáritas “desenvolve seus programas sobre a AIDS seguindo os ensinamentos da Igreja e consideraremos, consultando a Santa Sé, se há implicações para o nosso trabalho nestes comentários publicados pelo Papa Bento”.
A Cáritas, que é a confederação de 165 Cáritas nacionais, oferece programas de luta contra a AIDS em mais de 100 países.(Zenit)