Artigos/Curiosidades

COM QUE ROUPA VOCÊ FREQUENTA A IGREJA? – ARTIGO ESCRITO PELA CATEQUISTA MÔNICA ROMANO

Paramentos Litúrgicos
Vestimentos apropriados para frequentar a IgrejaMas eu pergunto: com que roupa você vai? Estranhou o meu questionamento? Não se assuste, é que ultimamente tenho prestado muita atenção em moda, mas não é qualquer desfile de moda não… talvez você também já tenha visto e ficado de queixo caído e incomodado com a moda que é desfilada na igreja.

Sim, caros leitores e internautas; dentro da Santa Missa, vemos cada coisa… 

 

Alguns poderão torcer o nariz e dizer " Deus olha o coração e não a roupa que eu visto", esta é a justificativa que mais ouvimos, e de fato, Deus não está preocupado com a roupa que estamos usando, afinal, nascemos nus. Mas a vestimenta é importante, vejamos que nos Evangelhos Jesus mandou vestir aqueles que estivessem nus, mandou dar a capa ao próximo e embora por questões pudicas a sua crucificação o represente com um tecido em volta dos genitais, sabemos por fatos históricos, que Ele estava totalmente nu, pois além da dor havia também a humilhação.

A roupa nos dias de hoje tem status social dos mais diversos tipos, e passa todo tipo de mensagem para as demais pessoas. Por exemplo, o preto; já reparou como como tem gente vestida de preto em velórios? E o vermelho? Não passa a imagem de paixão, de sedução? Assim como as cores, os cortes e estampas também dizem muito do que a gente quer passar.
Na igreja principalmente temos que tomar muito cuidado, não porque vai ofender a Deus, mas poque pode tirar a concentração dos demais fiéis, e chamar muito a atenção para si. Se você está em um ambiente que o "normal" deveria usar certo tipo de roupa e utilia uma que está inconveniente, naturalmente vai chamar a atenção, como alguém que vai a praia de terno por exemplo. Na igreja todas as atenções tem que estar voltadas para Cristo.
Sempre que vou à missa, procuro estar modestamente vestida. E o que quer dizer modesta? Que não chame a atenção. Que seja discreto. Por isso não vou estar trajada com roupas de tons berrantes, brilhantes, curtas, transparentes, apertadas, pois não é minha intenção chamar atenção para mim. Por este motivo não é compreensível para mim e outras pessoas o por quê de nós ainda vermos meninas, jovens e até mulheres de idade avançada, utilizares shorts, bermudas, mini saias, transparências e alcinhas na Missa. Dá-se a impressão de que este não é o evento mais importante do dia. Algumas pessoas parecem que acabaram de vir de um churrasco, da balada, de um passeio e "passam" na igreja para a Missa. Ou estão a caminho de outro evento.
 E não são só as mulheres, os homens também abusam com o uso de bermudas, camisetas, uniforme de jogo de futebol, camisas com peito aberto.
Creio que todos nós somos dotados de uma coisa que se chama SENSO. A maioria das pessoas sabem com qual  tipo de roupa se deve ir à Igreja, mas parece que algumas são tomadas por um "espírito desafiador" e insistem,  pois a intenção é chocar, é chamar a atenção para si mesmas. Ai de quem ousar falar alguma coisa…ai do padre que ousar falar algo e negar a Santa Eucaristia a elas. Causa uma polêmica, uma confusão daquelas, sai até nos jornais. 
Mas também hoje em dia o povo anda tão mal catequizado, algumas talvez o façam por pura ignorância mesmo, e aqui quero dizer que ignoram o fato, e não que sejam ignorantes no sentido pejorativo da palavra. Até eu mesma já fui pega nesta. Certa vez uma grande amiga minha me convidou para batizar sua filha, e eu claro toda orgulhosa com o convite, e sabedora das regras, fui com uma bata que tinha a alça larga que tampava o ombro mas não os  braços, fui quase impedida de continuar a cerimônia, o sacristão me solicitou que conseguisse um casaco para vestir, ou não poderia batizar a criança. A sorte é que nestas horas podemos contar com a solidariedade alheia, consegui um blazer emprestado e continuamos a cerimônia.
Mas também já assisti batismos em que os convidados não estavam muito de acordo, em um vi uma madrinha vestida de "dark" bem anos 90. Roupa curta, de alcinha, meio rasgada, preta é claro, maquiagem bem carregada… o padre não falou nada, vai entender? Fica muito óbvio que os parinhos não foram bem escolhidos, pois parecem que sequer frequentam a igreja. E são nestes eventos que as pessoas costumam errar feio, existem igrejas que disponibilizam até echarpes para madrinhas de casamento desavisadas que vão com roupas decotadas, de alcinha, mas se está curto demais aí não tem jeito.
E ainda há quem diga que temos que ir com nossa melhor roupa. Isto é um pouco relativo. Antigamente, e ainda no interior persiste o bordão " roupa de domingo"; dizem assim pois têm a melhor roupa separada para o evento máximo do domingo, a Santa Missa. Mas e a alma da pessoa, é o melhor mesmo que  estão oferecendo a Cristo? Se você pode vestir-se com luxo, com uma roupa fina, ótimo, mas se você é pobre, não existe motivo para se sentir menosprezado, basta que seja modesto, e não se deixe impressionar com o luxo, você não quer mesmo ser o centro das atenções.
E um conselho moças e rapazes; não existe melhor lugar para se encontrar um namorado ou uma namorada que na igreja. E digo isso pois, um rapaz, uma moça que frequentam a igreja, geralmente é um indivíduo reto, educado, que se preocupa com o interior das outras pessoas, e quer formar uma família. Uma moça modestamente vestida atrairá muito mais a atenção do que uma que deixa tudo à mostra. E o traje não precisa ser desprovido de beleza, um vestido longo, uma saia longa, mesmo um vestido nos joelhos, causa muito boa impressão, existem modelos lindos no mercado. O mesmo se aplica aos rapazes.
A próxima vez que  for à Missa se pergunte se a vestimenta que está usando atrairá a atenção alheia, se você se sentir desconfortável, mude de roupa, existem muitas ocasiões para vestir aquela blusinha fresca, o short, a saia, o brilho. Tenhamos "bom senso"!!! Lembre-se, dentro da Igreja, toda a atenção pertence ao dono da casa, Jesus.
Abraço fraterno!
 

Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte, Minas Gerais, e colaboradora do portal Catolicismo Romano.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo