Artigos/Curiosidades

COMEÇA A FAXINA NO VATICANO – ARTIGO ESCRITO PELA CATEQUISTA MÔNICA ROMANO

Paramentos Litúrgicos
Papa Francisco começa a fazer Neste último mês de setembro deste ano de 2014 demonstrou ser para o Vaticano um "setembro vermelho". Sim, as notícias que chegam da Santa Sé são extremamente alarmantes e preocupantes, com questões gravíssimas.

Fora o fato do Grupo Terrorista Estado Islâmico ter declarado guerra aberta a Roma e aos cristãos, ameaçando a vida do Papa, mais duas notícias fizeram estremecer o coração de qualquer católico.

O primeiro, a destituição do Bispo de Cidade Del Leste, Dom Rogelio Livieres, um árduo combatente da Teologia da Libertação, conservador, membro da Opus Dei. Que se pese a situação de confrontos entre os Bispos do Paraguai, que não aceitavam o conservadorismo de Dom Rogelio, o Vaticano não mencionou oficialmente as acusações mas segundo site Vatican Insider, consta a desarmonia entre os Bispos paraguaios, ter ordenado seminaristas sem formação suficiente (o que eu duvido, sendo tão conservador, com certeza faria melhor que muitos padres ordenados que temos por aqui, veja o excomungado Padre Beto tomando uma lavada doutrinária de um secular como Jô Soares)  e a principal acusação ter promovido um sacerdote suspeito de ter cometido abusos sexuais contra menores, Carlos Urrutigoity. Vários depoimentos que pude acompanhar até com certa tristeza, dão nos conta que a Arquidiocese governada por Dom Rogelio era a mais prolífica em vocações. É uma perda para Igreja, mas atitudes tem que ser domadas, e a Igreja começou a cortar na carne.

Recentemente o Papa Francisco ordenou pessoalmente a detenção do ex-arcebispo Josef Wesolowski, no primeiro caso de prisão no Vaticano de um suspeito de cometer crime de pedofilia. Wesolowski pode pegar pena de seis a sete anos de prisão se condenado.

Segundo o jornal italiano "Corriere della Sera", Josef Wesolowski mantinha um arquivo secreto em um computador da Nunciatura de São Domingo com mais de 100 mil arquivos de pornografia infantil incluindo fotos e vídeos de suas próprias vítimas.

Decisões como estas nos trazem a memória o ano de 2010 onde o Papa Bento XVI sofreu seu maior abalo; a descoberta de casos e mais casos de pedofilia, de Cardeais, Bispos e Sacerdotes que acobertavam este ato nefasto, fazendo esta chaga abrir dentro da Igreja de Pedro.

Debates em torno dos acontecimentos, católicos ficaram envergonhados e de cabeça baixa pelos pecados de seus pastores, pois assim se comporta o corpo quando atingido por uma moléstia, por menor que seja a área afetada; todo o corpo dói.

Desanimados por um momento, e reagindo com amor pela Igreja em outro, o Papa condenou todos os atos, e abriu caminho para que hoje homens como Josef Wesolowski sejam presos e julgados por seus crimes hediondos, que o Bispo de Cidade Del Leste pague o preço de ter acobertado um padre pedófilo.

Como cristãos, primeiro vamos chorar por esta chaga, mas também vamos olhar o Crucificado, corrigir e limpar a ferida, mesmo que tenhamos que cortar na carne, mesmo que doa, o Papa Francisco começou a fazer a faxina e mandou um recado para os outros escondidos; seus crimes não ficarão impunes.

Se em um primeiro momento ficamos perplexos com as ações de Francisco, tenhamos coragem e confiemos em quem está no leme da barca de Pedro. Ser cristão é abraçar a Cruz de Cristo, ser cristão é não ter medo de enfrentar a realidade escondendo a sujeira debaixo do tapete. Para arrumar a casa, primeiro tem que bagunçá-la.

Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte, Minas Gerais, e colaboradora do portal Catolicismo Romano. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo