Artigos/Curiosidades

É PRECISO DIFERENCIAR A POSSESSÃO DEMONÍACA, DE AUTO-SUGESTÃO, MILAGRES E TRANSE HIPNÓTICO

Paramentos Litúrgicos

É preciso saber diferenciar a possessão demoníaca, de auto-sugestão, milagres e até transe hipnótico.

Conheci uma senhora que durante a juventude recebeu o aviso de que haviam feito uma macumba para si. Emotiva como era, ficou com as pernas completamente paralisadas por meses, tendo que valer-se até de cadeira de rodas.

Consultando um 'santo' no terreiro, soube que se vestisse um hábito franciscano, o efeito do feitiço seria quebrado. Dito e feito: vestida como um frei, as pernas imediatamente voltaram a funcionar.

Capricho do diabo? Dos espíritos? De Deus? Não. Ela apenas encontrou uma razão para depositar sua expectativa e desipnotizou-se. Libertou-se de sua paralisia histérica, fenômeno não pouco comum ainda hoje. E é por isso que a Igreja Católica sempre foi tão prudente na apuração de verdadeiros milagres.

Em Lourdes, nem 2% das curas espetaculares consistem verdadeiros milagres, porém, a cura de uma lepra, de uma atrofia do nervo ótico ou a devolução de um membro decepado ou amputado são coisas das quais nenhum transe hipnótico pode-se deduzir. São verdadeiros milagres, que só aconteceram em ambiente divino, ligado à Igreja Católica Apostólica Romana.

O que dá pra se fazer sob um transe hipnótico? Ilimitadas possibilidades, como anestesia sugestiva para partos, cirurgias de grande porte e até mesmo amputações. Pode-se alcançar a solução para doenças de origem psicógena tais como diversos problemas de rins, pele, pressão arterial, visão, respiratórios e até mesmo escamotear o sintoma de doenças completamente orgânicas, e eis aí o perigo da hipnose aplicada por carismáticos, espíritas, pentecostais e tantos outros que, espantando a dor, 'protegem' a doença.

Tradições milenares de iogues hindus permititam a estes um domínio espantoso sobre o corpo através do transe, embora boa parte do que apresentam como faquirismo seja mero truque.

Necessita-se de um hipnólogo para gerar um transe? Não! Este pode ser provocado ou espontâneo. Pessoas muito emotivas e mulheres, de modo geral, estão mais abertas ao transe espontâneo. Mas qualquer um pode desenvolvê-lo, o que não é de modo algum recomendável, embora um transe leve-médio seja altamente terapêutico e possa ser alcançado por qualquer pessoa concentrada em algo, como um ponto fixo em uma parede ou no teto.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo