Últimas Notícias

Elefantes dão boas-vindas ao Papa Francisco no Sri Lanka

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco desembarcou nesta terça-feira (13) no Sri Lanka, primeira etapa de sua viagem pela Ásia, a qual inclui uma passagem pelas Filipinas.

O avião do Papa aterrissou no aeroporto internacional de Colombo por volta das 8h45 locais. Francisco foi recebido pelo presidente do Sri Lanka, Maitripala Sirisena, e pelo cardeal Malcolm Ranjith.

O Pontífice foi acolhido com festa. Ao todo, 21 tiros de canhão, coral de jovens, coroas de flores e 40 elefantes deram as boas-vindas ao líder da Igreja Católica, que, após deixar o aeroporto, percorreu 38 quilômetros pelas ruas de Colombo no "papamovel" (carro especial do Vaticano usado para aparições ao público).

Em seu primeiro discurso no país, Francisco disse esperar que o Sri Lanka conquiste a reconciliação em temas étnicos e religiosos. "A incapacidade de reconciliar as diversidade, tanto as antigas quanto as novas, criam tensões étnicas e religiosas, acompanhadas frequentemente de explosões de violência. Por muito anos, o Sri Lanka viveu horríveis confrontos civis. Agora, está tentando consolidar a paz e curar as feridas. Não é uma tarefa fácil essa de superar as injustiças, hostilidades e desconfianças iniciadas nos conflitos", disse o Papa. No entanto, de acordo com Francisco, a superação só pode ser alcançada quando todos os cidadãos tiverem "direito à voz" e aprenderem a "se aceitarem", vivendo como "uma única família".

As primeiras divergências entre as etnias tâmil e cingalesa no Sri Lanka surgiram em 1956, quando a maioria cingalesa impôs o próprio idioma às minorias, que foram obrigadas a se refugiarem em regiões do norte e do leste durante décadas, sofrendo discriminações até 1983. Nesse mesmo ano, após o assassinato de mais de milhares de descendentes tâmil, foram criados grupos terroristas em defesa da população minoritária.

A tensão foi reduzida em 2009, quando o governo lançou uma operação militar. No entanto, entidades de direitos humanos denunciaram casos de estupro e violações por parte de membros do Exército.

Alteração 

Logo após chegar ao Sri Lanka, a agenda de compromissos do Papa foi alterada. Devido a um atraso na cerimônia de chegada ao aeroporto, foi cancelado o encontro que Francisco teria com bispos do país, cuja população católica corresponde a apenas 6,5% do total.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo