Encontro continental no Santuário de Guadalupe concluirá Ano da Fé
Uma vídeo-mensagem do Papa Francisco dará início, em 16 de novembro, na Basílica Nossa Senhora de Guadalupe, no México, ao encontro “Nossa Senhora de Guadalupe, Estrela da Nova Evangelização nas Américas”. Ao evento continental, que concluirá o Ano da Fé, confirmaram presença mais de 350 pessoas, dos quais 80 Cardeais e Bispos provenientes de toda a América, muitos dos quais como relatores nos vários grupos de trabalho.
Uma nota enviada à Agência Fides pelos organizadores do evento – Pontifícia Comissão para a América Latina, Basílica de Guadalupe, Cavaleiros de Colombo e Instituto Superior de Estudos Guadalupanos – menciona alguns dos temas a serem tratados durante os três dias de trabalhos, entre os quais “O significado do pontificado do Papa Francisco para o continente”, “A Nova Evangelização e a Missão Continental na América Latina”, “O papel da Virgem de Guadalupe na missão de evangelização”.
Outras questões importantes a serem abordadas dizem respeito à cooperação e à comunhão entre as Igrejas locais em toda América, à cultura e à sociedade e o tema de Maria “Mãe da Igreja”, no contexto do 50º aniversário do Concílio Vaticano II.
Os temas que estão gerando particulares expectativas são aqueles ligados à religiosidade popular, à assim chamada ‘emergência educativa’, ao matrimônio e à família, juntamente às questões que dizem respeito aos políticos e às autoridades do continente, à formação do clero, às missões, ao ecumenismo, os catequistas e as atividades sociais e caritativas da Igreja.
Para as quatro conferências principais, as celebrações litúrgicas, o “Rosário de Guadalupe” e o “Rosário continental”, está prevista a participação de mais de 500 pessoas, além dos inscritos.
As celebrações eucarísticas, por sua vez, acolherão também os milhares de peregrinos que visitam o Santuário diariamente e que serão especialmente convidados a acompanhar o evento e a rezar pelos seus frutos.