Fachada da Basílica de San Benedetto de Norcia é colocada em segurança
O Corpo de Bombeiros da Itália concluiu uma etapa essencial para a reconstrução da Basílica de San Benedetto, em Norcia, no centro do país, destruída por um terremoto de 6,5 na escala Richter em outubro passado.
Sob supervisão da Superintendência de Belas Artes, os bombeiros terminaram os trabalhos para garantir a segurança da fachada da igreja, única parte que permaneceu de pé após o tremor. Eles montaram uma espécie de "gaiola" de metal para evitar que a parede frontal da basílica desmorone.
Com isso, as autoridades italianas poderão iniciar as operações de recuperação de obras e materiais nos escombros do templo religioso, hoje protegidos por grandes lonas de plástico preto para evitar a deterioração. Todos esses itens, inclusive as pedras, serão avaliados para eventual utilização na reconstrução da igreja.
Até então, os bombeiros não podiam entrar nas ruínas do local devido ao risco de desabamento da fachada. A Basílica de San Benedetto foi construída no século 14 e é o maior símbolo da cidadezinha medieval de Norcia, uma das mais afetadas pelos terremotos de outubro passado.
A igreja homenageia o padroeiro da Europa, São Bento, e sua reconstrução será financiada pela União Europeia.