Francisco revela que sofreu com uma ciática no primeiro mês de Pontificado
O papa Francisco revelou que sofreu com uma ciática em seu primeiro mês de pontificado, devido à má postura, e disse que está bem no Vaticano, mas que em alguns momentos se sente "enjaulado".
Em um encontro com os jornalistas que o acompanharam no avião papal, que deixou o Rio de Janeiro e chegou hoje em Roma, Francisco foi perguntado sobre qual foi o melhor e o pior momento em seus quatro meses de pontificado. O papa respondeu que viveu muitos momentos bons, e que os piores foram quando viajou à ilha italiana de Lampedusa para se reunir com imigrantes ilegais.
"É de chorar, quando chegam essas barcas e os deixam a algumas milhas do litoral, e depois eles devem sozinhos chegar com a balsa. Senti dor ao ver essas pessoas que são vítimas do sistema socioeconômico mundial", afirmou.
E acrescentou: "A pior coisa, no âmbito pessoal, foi uma ciática que tive no primeiro mês do pontificado".
Francisco disse que, nos últimos meses, encontrou muitas pessoas boas no Vaticano e que isso lhe traz alegria.
Em relação ao "enjaulado", Francisco disse: "Quantas vezes tive vontade de sair pelas ruas de Roma, eu gosto de estar na rua e nesse contexto me sinto um pouco enjaulado. Em Buenos Aires todos me conheciam como o padre andarilho", afirmou.
Perguntado sobre por que prefere ser chamado de bispo de Roma ao invés de papa, Francisco respondeu que é o bispo de Roma e, como tal, sucessor de Pedro e vigário de Cristo.
Também disse que o trabalho de bispo é lindo e que se sente muito feliz como papa.