Georg Ratzinger apresenta livro sobre irmão, o Papa Bento XVI
Georg Ratzinger, o irmão do papa Bento XVI, lançou um livro que foca a vida do pontífice alemão dentro de uma perspectiva doméstica. O livro "Mein Bruder, Der Papst" ("Meu irmão, O Papa" em tradução livre), escrito em colaboração com o jornalista Michael Heseman, aborda entre outras coisas da vida religiosa da família, estritamente católica, a posição radical do pai para que os dois irmãos não se alistassem nas juventudes hitlerianas.
Além disso, Georg Ratzinger revela que a experiência da guerra transformou os jovens inevitavelmente em soldados, algo que fortaleceu a vontade dos irmãos em dedicar sua vida ao sacerdócio. Joseph Ratzinger, o atual papa Bento XVI, é o mais novo entre os dois irmãos, porém, ambos se tornaram sacerdotes no mesmo dia.
A escolha de Joseph Ratzinger como papa, no dia 19 de abril de 2005, foi um choque para seu irmão. "Tenho que dizer honestamente que nesse momento fiquei bastante deprimido ao pensar que meu irmão já não teria mais tempo para mim", afirmou. No entanto, o irmão mais velho garantiu que seu irmão busca uma vida normal, mesmo com todas exigências do Vaticano. Assim, por exemplo, em algumas noites o papa até encontra tempo para assistir uma série de televisão que acompanha o trabalho de um cão na Polícia de Viena.
Durante a apresentação do livro em Regensburg, Georg Ratzinger reconheceu que a princípio não tinha levado a sério a idéia proposta pelo jornalista Michael Heseman, que já havia se interessado pelas memórias de Georg. "Não disse 'sim' imediatamente, porém, Heseman tem o dom para me fazer soltar a língua", completou Georg Ratzinger, que espera que seu livro contribua para um "maior interesse pelo papa e pela igreja".