Homilias matutinas do Papa Francisco na Casa Santa Marta viram livro
O livro – que apresenta os textos publicados todos os dias pelo jornal L'Osservatore Romano – faz parte da coletânea "As palavras do Papa Francisco", que compreende outras quatro obras.
A introdução foi escrita pelo teólogo Inos Biffi, que destaca a originalidade do estilo de Francisco, com a sua linguagem "fácil", mas ao mesmo tempo "vivaz", rica de metáforas.
Biffi define essas homilias como "um precioso diretório de vida espiritual", em que o Papa deixa transparecer uma reflexão interior perspicaz a partir de situações humanas habituais, familiares – a partir de "uma convivência lúcida com os problemas, as reações e os sentimentos das comunidades e das pessoas em geral".
As homilias tratam de inúmeros temas que dizem respeito à vida cristã, como o perdão, a salvação oferecida por Cristo, a rejeição ao carreirismo e a hipocrisia ao mistério de Cristo.
"A obra, portanto, constitui um convite à reflexão, oferecendo ao leitor uma multiplicidade de ensinamentos, de conselhos e de orientações ascéticas", lê-se no comunicado da LEV em que anuncia a publicação das "Homilias da manhã".