Igreja Católica dá início ao período de consultas para o Sínodo Arquidiocesano de Lima, no Peru
O cardeal Juan Luis Cipriani convidou os fiéis a serem “luz do mundo”, durante a missa de abertura do XX Sínodo Arquidiocesano de Lima. A missa foi presidida na catedral da capital peruana.
A assessoria de imprensa da arquidiocese de Lima informa que o arcebispo pediu que todos os fiéis e meios de comunicação divulguem o sínodo nos âmbitos em que atuam no dia-a-dia.
O papa Francisco declarou: "Envio uma cordial saudação ao cardeal arcebispo de Lima e aos seus diocesanos, pelo XX Sínodo da Arquidiocese de Lima. Que nosso Senhor os acompanhe neste caminho de fé, de comunidade e de crescimento".
“Este sínodo”, afirmou em sua homilia o cardeal de Lima, “é um chamamento muito especial aos jovens, às famílias e aos fiéis leigos para procurarem, encontrarem e amarem a Cristo, a fim de que todos sejam sal da terra e luz do mundo, iluminem com a sua vida de fé e de caridade todas as atividade humanas, começando pelo próprio lar, escola e trabalho, e infundam este espírito cristão em toda as atividades humanas: culturais, esportivas e políticas”.
“O sínodo é um tempo de reflexão de todos os fiéis, sacerdotes e religiosos para ajudar o bispo a analisar os desafios pastorais que a Igreja de Lima enfrenta hoje, propondo um caminho para os próximos anos, em que os fiéis podem participar sob o lema ‘Tu tens a palavra’”.
“Vamos considerar com entusiasmo o particular desafio da tarefa missionária dos meios de comunicação (…) Peço que todos vocês deem a sua palavra de proposta, de sugestão, de desafio, para que o Espírito Santo nos ajude a conduzir a Igreja de Lima na alvorada dos duzentos anos da Independência do Peru”.
O cardeal pediu que todos os fiéis evangelizem o mundo digital, em especial as redes sociais.
“Este sínodo acontece num momento de verdadeira revolução no mundo das comunicações. Eu me atreveria a dizer que é o grande desafio que a Igreja enfrenta hoje. Nosso Senhor nos espera com a mensagem da fé e com a tecnologia moderna, sabendo usar esses meios de maneira criativa e cristã para levar a fé a essas redes sociais e a esse mundo digital que não devemos temer, mas conhecer para evangelizar”.
Em outro momento, Cipriani convidou os fiéis congregados na basílica de Lima a orar intensamente pelos frutos do sínodo. “Com um só coração e uma só alma, coloquemos a oração no centro do sínodo. Neste sentido, demos exemplo, nós, bispos, sacerdotes, religiosas e religiosos, com a nossa presença generosa acompanhando Jesus nas capelas dedicadas à adoração do Santíssimo, em muitíssimas paróquias de Lima”.
Com este sínodo, a Igreja limenha abre as portas para que todas as pessoas, crentes ou não, enviem os seus comentários e propostas voltadas a melhorar o trabalho da Igreja em Lima. Os principais temas do sínodo são família e vida, a formação dos sacerdotes e religiosos, a participação dos leigos e a ajuda social aos mais necessitados.
Concelebraram com o cardeal Cipriani os bispos auxiliares de Lima, dom Adriano Tomasi, O.F.M., e dom Raúl Chau, além de dom Raimundo Revoredo, bispo de Juli, e dos vigários episcopais, decanos e mais de sessenta sacerdotes da arquidiocese.