“Internet favorece união entre as pessoas”, diz Papa Francisco
O papa Francisco afirmou que a comunicação aproxima as pessoas e que a Internet pode oferecer diversas possibilidades de encontro e solidariedade entre os seres humanos, em uma mensagem pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais.
"A Internet pode oferecer mais possibilidades de encontro e de solidariedade a todos, e isso é uma coisa boa, um dom de Deus", disse Francisco no texto apresentado hoje pelo Vaticano. Segundo o Papa, "os meios de comunicação podem ajudar as pessoas a se sentirem mais próximas uma das outras".
No entanto, o Pontífice destacou que é preciso ter mais "calma e paciência" nas relações sociais, principalmente na Internet. "Devemos recuperar um certo senso de lentidão e calma. Isso requer tempo e capacidade de ficar em silêncio para escutar. Também temos necessidade de sermos mais pacientes", escreveu o Papa.
Francisco alertou também para riscos de veículos de comunicação que induzem ao consumo e que manipulam as pessoas.
"Quando isso ocorre, ficamos diante de uma violenta agressão".
"O mundo dos veículos de comunicação não pode se alienar da cura pela humanidade, sendo convidado a sempre expressar ternura", observou.
"A neutralidade da mídia é só aparente. Apenas quem comunica colocando si mesmo em jogo pode representar um ponto de referência", disse.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do gênero estabelecida pelo Concílio Vaticano II, é comemorado sempre no domingo que antecede o Pentecostes. Neste ano, a data cairá em 1 de junho. A mensagem do Papa, porém, foi divulgada hoje por ocasião da festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, celebrada todo 24 de janeiro.