Iraquianos convidados pelo Papa Francisco não conseguem entrar nos EUA
Um casal de iraquianos convidado pelo papa Francisco para o VIII Encontro Mundial das Famílias, na Filadélfia, não conseguiu viajar aos Estados Unidos devido a problemas com seus vistos.
Sanaa Habeeb e seu marido, Ritadh Azzu, tinham viajado a Roma no ano passado, durante o Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre a Família, para relatar o drama dos cristãos em seu país. Na ocasião, eles receberam um convite do Pontífice para participar do evento na Filadélfia.
O casal chegou a fazer sua inscrição pela Internet e foi chamado a se apresentar na sede diplomática norte-americana em Irbil, no Curdistão, já que a Embaixada em Bagdá teve suas atividades reduzidas.
No local, eles ficaram sabendo que, após a tomada da vizinha Mosul pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), os EUA não dariam mais vistos de entrada a iraquianos. Habeeb e Azzu decidiram então pedir ajuda à sua igreja em Irbil, mas seus líderes explicaram que a questão estava fora do poder das autoridades religiosas.
O VIII Encontro Mundial das Famílias começa nesta terça-feira (22) e termina no próximo domingo (27), na presença do Papa Francisco.