Itália terá primeiro parque eclesiástico do mundo, na região da Puglia
Para isso, o parque abrigará instituições públicas e privadas que se juntarão para uma cooperação a fim de melhorar o ambiente artístico e religioso do local.
No mesmo dia, será anunciada a iniciativa "os caminhos de Leuca", um evento internacional que visa a recuperar a antiga rota dos peregrinos que saiam de todas as partes da Europa para Santa Maria di Leuca. Reza a lenda que um dia a Virgem Maria salvou alguns barcos de uma grande tempestade, por isso a memória da santa foi eternizada no nome da cidade. Outro motivo que faz de Leuca um lugar sagrado é a basílica "De Finibus Terrae", construída para comemorar uma visita de São Pedro ao município.
O bispo de Santa Maria di Leuca, dom Vito Angiuli, comentou o projeto por meio de um comunicado: "Tivemos essa ideia e agora serão necessários trabalho e vontade para colocá-la em prática.
Queremos recuperar e valorizar a via Leucadensis, percurso que milhões de peregrinos atravessaram para chegar à cidade durante séculos. Isso também faz parte da história desta área e deve ser recuperado".