Últimas Notícias

Liturgia Tridentina deste Domingo, 02 de fevereiro, Festa da Purificação de Nossa Senhora

Paramentos Litúrgicos
Livro de Malaquias 3, 1-4.

É isto o que diz o Senhor: “Eis que eu envio o meu Mensageiro a preparar os caminhos à minha frente. O Dominador que buscais, e o Anjo da Aliança, por que esperais, subirá imediatamente ao seu Templo. Aí está Ele, diz o Senhor dos exércitos. Quem poderá imaginar o dia da sua vinda, e ficar de pé quando Ele aparecer? Efetivamente, Ele será como o fogo dos fundidores, e como a lixívia com que se lava: Instalar-se-á para fundir e purificar a prata: Purificará os filhos de Levi e depurá-los-á como o ouro e a prata, podendo então oferecer ao Senhor sacrifícios de justiça. E estes sacrifícios de Judá e de Jerusalém serão agradáveis ao Senhor, como nos tempos antigos e em anos que já lá vão”, diz o Senhor onipotente.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 2, 22-32.

Naquele tempo: Depois de se completar o tempo, em que, segundo a Lei de Moisés, Maria devia ser purificada, [José e Maria] levaram Jesus a Jerusalém, a fim de O apresentar ao Senhor, segundo o que está escrito na sua Lei: “Todo o primogênito será consagrado ao Senhor”, e também para oferecer em sacrifício, segundo a Lei, duas rolas ou dois pombinhos. Ora havia então em Jerusalém um homem justo e temente a Deus, chamado Simeão, que esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Tinha-lhe revelado o Espírito Santo que não veria a morte sem ver primeiro o Ungido de Senhor. Subiu, pois, ao Templo, inspirado pelo Espírito de Deus. Quando os pais de Jesus lá O levaram, para com Ele cumprirem as prescrições da Lei, [Simeão] tomou-O nos braços, e bendisse a Deus, exclamando: “Agora, Senhor, podeis deixar partir em paz o vosso servo, porque os meus olhos viram a vossa salvação, preparada para todos os povos: Luz para iluminar os gentios, e glória para Israel, vosso povo.”

Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo