Livro com textos inéditos de Bento XVI é lançado pela “Libreria Editrice Vaticana”
Um livro inédito com dez homilias proferidas pelo então cardeal Joseph Ratzinger, anos mais tarde o papa Bento XVI, foi lançado nesta sexta-feira (18) pela Libreria Editrice Vaticana (LEV).
Intitulada de "As homilias de Pentling", a obra reúne textos do então cardeal da igreja da cidade que foram escritos nas décadas de 1980 e 1990. O livro tem prefácio do próprio Ratzinger e do diretor da LEV, Giuseppe Costa.
Em seu prefácio, o papa emérito ressalta que ficou com uma "certa curiosidade e também um pouco de ceticismo" ao reler a obra pronta, mas que os textos "tornaram-se para mim não só um encontro com a Palavra de Deus, mas também uma viagem ao coração dos dias passados".
"Revivi a cena da pequena igreja do meu país e, com ela, a fé, as orações e o canto de todas aquelas pessoas com as quais me sentia em casa", destacou. A cidade de Pentling, que fica na Bavária (Alemanha), abrigou Ratzinger como o cardeal da igreja de São João, como o professor de uma universidade da região e era o "refúgio" do religioso em momentos de férias.
Para Costa, a obra é "um autêntico colar de pérolas" e cada texto "é como uma miniatura dos grandes temas que fizeram a reflexão teológica e pastoral de Joseph Ratzinger".
"Ela reúne o amor de Deus, a gênesis e a natureza da Igreja e o significado e a importância decisivos da justa adoração a Deus; a questão da relação entre liberdade e verdade, entre fé e religião e entre fé e política", destacou o diretor da LEV.