Últimas Notícias

Malta faz exposição de documentos históricos do Vaticano

Paramentos Litúrgicos

Documentos como o 'Dictatus Papae' com o qual o Papa Gregorio VII ordenou que o mundo se submetesse a seu mandato em 1075, ou documentos mais recentes como a bula com a qual João XXIII convocou o Concílio Vaticano II, em 1961, fazem parte de uma exposição denominada 'Misericordia in Arcana' que percorre mais de mil anos de história e está sendo mostrada no Palácio Presidencial da ilha de Malta.

A exposição é composta por 25 réplicas em alta definição de manuscritos históricos que saíram pela primeira vez do Vaticano. Entre eles, alguns muito relevantes como a bula que excomunga Lutero ou as atas do processo de Galileu Galilei. Raridades guardadas nos museus do Vaticano.

Frank Zammit, Coordenador da Exposição, afirmou: “tivemos construtivas e frutíferas conversações com a Santa Sé. Levamos sete meses para ter esses documentos em nossas mãos”.

Para a Presidente de Malta, Marie Louise Coleiro, “muitos malteses estão bastante intrigados sobre o período de 1.000 anos de história seus acontecimentos históricos, numerosos acontecimentos que explicam a civilização ocidental”.

Já o co-organizador da Exposição, Joseph Fava, comenta que “na exposição existem cartas de grandes personalidades como Michelangelo, Copérnico, Bernini”. Todo tipo de cartas. Por exemplo, de Michelangelo que escreveu a seu amigo, bispo de Cesena, para pedir-lhe ajuda financeira. “Temos até um contrato entre Bernini e um comerciante de mármore para a compra dos blocos de pedra para esculpir seus dois famosos anjos”.

Na exposição denominada 'Misericordia in Arcana', não faltam cartas de Lucrécia Borgia para seu pai Alexandre VI, ou da rainha da França Maria Antonieta para o Papa. A exposição mostra ainda uma coleção de selos e moedas do Vaticano que são de épocas mais recentes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo