Últimas Notícias

Monsenhor Gallagher pede para se encontrar uma solução para os cristãos perseguidos

Paramentos Litúrgicos

"Solidariedade e oração", mas também "uma ação da comunidade internacional e da política para tentar remediar". Estas são as ações que espera Mons. Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, que falou ontem na sessão inaugural do congresso ocorrido na Pontifícia Universidade Urbaniana “A resposta cristã à perseguição”, promovido pela “Sob a espada de César”, projeto em colaboração que investiga violações à liberdade religiosa em detrimento das comunidades cristãs.

O bispo – conforme relatado pela agência Sir – frisou que "a situação dos cristãos hoje é terrível, como a de outros povos do Oriente Médio" e que "os cristãos participam de uma maneira especial do sofrimentos desses povos propensos a conflitos, bombardeios e perseguições”. A este respeito, também observou que "os cristãos são vítimas do 80% dos atos de discriminação no mundo, muitos dos quais não são relatados". Por isso, "uma sensação de abandono das comunidades cristãs no Oriente Médio, especialmente agora com o califado, uma triste realidade que ameaça a sobrevivência dos cristãos na região".

Mons. Gallagher, então, pediu "soluções políticas” na Síria e no Oriente Médio bem como ajuda concreta a Países “como o Líbano e Jordânia, que têm um número enorme de refugiados”. O secretário para as relações com os Estados continuou: “Devemos entrar em contato com comunidades perseguidas para conhece-las, rezar por elas. Mas, é necessário também duplicar os esforços para responder às suas necessidades humanitárias agora que se preparam para viver outro Natal fora das suas terras. O conhecimento – destacou – é o primeiro passo para a solidariedade”.

Durante o encontro foi apresentado o estudo baseado nas respostas de 100 comunidades cristãs perseguidas em mais de 30 países, incluindo China, Indonésia, Nigéria, Síria, Egito, Iraque, Paquistão e Índia. 14 autores do dossiê, que destaca as diferentes estratégias usadas para lidar com essa dura realidade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo