Doutrina

O ESPÍRITO SANTO

Paramentos Litúrgicos

 

Para ler: – At 2,1-13; – Jo 20,22-23; – Jo 3,5-8; – Jo 16,13-14; – Jo 14,16.26;- Jo 15,16; – Jo 16,7; – Mt 28,19; – 1Jo 2,1; – Gl 3,14; – Gl 4,6; – Ef 1,13; – Rm 8,9.11.14; – Rm l5, – Rm 19; – 2Cor 3,- 2Cor 17; – 1 Cor 6,11; – 1Cor 7,40; – IPd 4,14.

É uma das três Pessoas da Santíssima Trindade, consubstanciai ao Pai e ao Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. É a última Pessoa de Deus revelada.

Conhecemos o Espírito Santo na Igreja e no Magistério da Igreja, nas Escrituras, na Tradição, na Liturgia Sacramental, na oração, nos carismas e nos ministérios, nos sinais de vida apostólica e missionária, no testemunho dos santos.

Espírito é uma palavra (Ruah) que significa sopro, ar, vento. Não podemos entender as palavras "espírito" e "santo" separadas, mas somente juntas, designando a Pessoa inefável do Espírito Santo, sem equívoco possível com os outros empregos dos termos "espírito" e "santo". Paráclito significa: "aquele que é chamado para perto", "advogado", "consolador". Chamamo-lo também de Espírito da promessa, de adoção, de Cristo, do Senhor, de Deus, de glória.

Os símbolos do Espírito Santo são vários: água, unção, fogo, nuvem e luz, selo, mão, dedo, pomba. Infelizmente, as pessoas insistem em representá-lo apenas como um pombo. Veja abaixo:

Água: – ICor 12,13; – Jo 19,34; – Jo4,10-14; – Jo7,38; – IJo 5,8; – Êx 17,1-6; – Is 55,1; – Zc 14,8; – ICor 10,4; – Ap 21,6; – Ap 22,17.

Unção: – IJo 2,20.27; – 2Cor 1,21; – Êx 30,22-32; – ISm 16,13; – Lc 4,1.18-19; – Lc 2,11.26-27; – Lc 6,19; – Lc 8,46; – Is 61,1; – Rm 1,4; – Rm 8,11; – At 2,36; – Ef 4,13.

Fogo: – Eclo 48, 1; – lRs 18,38-39; – Lc 1, 17; – Lc 3,16; – Lc 12,49; – At 2,3-4; – 1Ts 5,19.

Nuvem e Luz: – Ex 24,15-18; – Ex 33,9-10; – Ex 40,36-38; – 1Cor 10,1 -2; – 1Rs 8,10 -12; – Lc 1,35; – Lc 9,34-35; – Lc 21,27; – At 1,9.

Selo: – Jo 6,27; – 2Cor l,22; – Ef 1,13; – Ef 4,30.

Mão: – Mc 6,5; – Mc 8,23; – Mc 10,16; – Mc 16,18; – At 5,12; – At 14,3; – At 8,17-19; – At 3,3; – At 19,6; – Hb 6,2.

Dedo: – Lc 11,20; – Êx 31,18; – 2Cor 3,3.

Pomba: somente em – Mt 3,16 e pararelos, além da pomba do dilúvio, que não é símbolo do Espírito Santo.

O Espírito Santo, que Cristo, Cabeça, derrama nos seus membros, constrói, anima e santifica a Igreja, que é o sacramento da comunhão da Santíssima Trindade e dos homens. É pêlos Sacramentos da Igreja que Cristo comunica aos membros de seu Corpo o seu Espírito Santo e Santificador.

O Espírito Santo prepara os homens para atraí-los a Cristo; manifesta-lhes o Senhor Ressuscitado; lembra-lhes de sua Palavra; abre-lhes o espírito à compreensão da Morte e Ressurreição de Jesus; torna-lhes presente o mistério de Cristo, na Eucaristia, para reconciliá-los, colocá-los em comunhão com Deus para que produzam muitos frutos (Jo 15,5.8.16).

Essa ação do Espírito Santo pode ser melhor compreendida nos seus Sete Dons, que podemos entender bem nesta oração que um frei franciscano escreveu em 1945 e que resumi:

"Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do Temor de Deus, para que eu sempre leve a sério a presença da Santíssima Trindade em minha vida e siga a vontade divina; concedei-me o dom da Piedade, para que eu sinta prazer na oração e no amor a todas as pessoas; concedei-me o dom da Ciência, para que eu conheça profundamente a mim mesmo e saiba como evitar o pecado; concedei-me o dom da Fortaleza, para que eu não tenha medo de nada, a não ser de perder o Vosso Reino. Que eu tenha forças para enfrentar o mal, as perseguições, e tudo aquilo que não puder evitar, e nunca vos renegue; concedei-me o dom do Conselho, para que eu sempre escolha o que mais vos agrada, e saiba também aconselhar o próximo; concedei-me o dom do Entendimento (da Inteligência), para que eu entenda bem as mensagens da Sagrada Escritura e da doutrina da Igreja; concedei-me o dom da Sabedoria, a fim de que eu cada vez mais goste de seguir com alegria o caminho que Jesus nos ensinou. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém".

A revelação plena da Santíssima Trindade é feita no dia de Pentecostes.

A partir desse dia, o Reino anunciado por Cristo está aberto aos que creem nele. Pela vinda do Reino, o Espírito Santo faz o mundo entrar nos "últimos tempos", o tempo da Igreja, o Reino já recebido em herança, mas ainda não consumado.

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