Artigos/Curiosidades

“ORA ET LABORA” – POR MÔNICA ROMANO

Paramentos Litúrgicos

Como a maioria das pessoas que me conhecem sabem, sou uma apaixonada por futebol. E como dizia o poeta, o futebol e a coisa mais importante das coisas menos importantes. Nós cristãos podemos nos permitir a alguns prazeres seculares, afinal vivemos no mundo, o que devemos como cristãos que somos é dar testemunho de Cristo, vivendo uma vida santificada, um matrimônio saudável, sermos pais íntegros, respeitar a todos independente da opinião de cada um, afinal Cristo não se impõe, Cristo conquista seus seguidores e nós como imitadores Dele temos esta missão.

E a Copa do Mundo veio visitar o Brasil, o país do futebol, se talvez fosse em outra ocasião, creio que a torcida estaria mais aderida a causa, mas não veio em um bom momento. E na última partida, que decepção, não precisava tanto, mas acredito que o sol nasce para todos, mas ele brilha com mais intensidade para aqueles que tem vontade, força e raça para vencer, e no caso não é só no esporte não, é no matrimônio, no namoro, na conquista de uma vaga de emprego, faculdade, ou qualquer outro objetivo.

Ver as pessoas rezando com terços, fitinhas, santinhos… em prol da vitória de seus times, ver as figuras dos dois Papas, coincidentemente um alemão outro argentino nos memes, nas redes sociais, (criativo este povo brasileiro; capaz de tomar pancadas de todos os lados, e ainda assim ,se levantar e rir de si próprio, é isso que nos faz o povo mais admirado e feliz do mundo). Mas voltemos as orações… Há quem diga que funcione, há quem diga que não… pois eu afirmo que funciona, mas funciona se você fizer a sua parte. Pois imagine a situação de Deus, "e agora, eu atendo as preces de quem?" 

Jesus, na ocasião do revivamento de Lazaro poderia com todo o poder que lhe é conferido ter movido a pedra do sepulcro, mas Ele quis a participação humana, Ele pediu para que movessem a pedra. Pediu que os apóstolos rezassem com Ele no Jardim do Gtsemani, precisou de uma mulher, Maria como mãe, precisou de seu leite, seu colo, seu afago, precisou de um pai, José, precisou de sua proteção, de seu acolhimento e de seu conhecimento.

Orações surtem efeito, se não foi atendido, não desista, intensifique mas lembre-se "ora et labora". E que vença quem trabalhou mais, quem acreditou mais.

Abraço fraterno!

Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte, Minas Gerais, e colaboradora do Portal Catolicsimo Romano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo