OS APELOS DA VIRGEM MARIA – ARTIGO ESCRITO PELA CATEQUISTA MÔNICA ROMANO
Embora a Santa Sé as aprove, as aparições não constituem dogmas, ou seja, o fiel católico não é obrigado a crer que de fato elas aconteçam ou aconteceram.
A Virgem Maria, como mãe amorosa com seus filhos, sofre por eles, sofre pelo pecados cometidos por eles, sofre com o sofrimento deles, e como uma mãe que quer cuidar e proteger, tenta alertar seus filhos sobre o mal caminho que estão seguindo.
A lista das aparições reconhecidas pela Igreja após exaustivo estudo começa com uma aparição em 1347 na cidade de Siena na Itália e a última em 1980 em Cuapa, Nicarágua.
Nesta lista merecem destaque:
1531- Guadalupe, México ao índio Juan Diego;
Existem aparições que foram aprovadas apenas pelo Biso local, mas têm o mesmo valor das reconhecidas pela Santa Sé. Nesta lista destaco:
1976- Betânia, Venezuela à estigmatizada Maria Esperanza e
As que estão sendo examinadas pelo Vaticano destaco:
1961 – Garabandal, Espanha a quatro meninas;
As que não tem pronunciamento oficial da Igreja:
1904- Polônia , São Maximilian Kolbe;
Como vocês podem ver pela lista acima, são muitas as aparições, muitas delas a maior parte das pessoas nem nunca ouviu falar, isto fora as que não citei na lista, e as outras tantas de que temos noticias dali, daqui, acolá…
Estudo estas aparições desde 2008, e alguns pontos me chamam muita atenção, a semelhança entre elas: A Virgem Santisma geralmente é descrita da mesma forma, estatura média, cabelos castanhos, olhos azuis, pele clara, uma rara beleza que não se sabe se é jovem ou madura. Porém, nós não temos certeza se a descrição corresponde a verdade, ou faz parte apenas do imaginário das crianças que são agraciadas com a sua presença. Tem especial predileção pelas crianças, por meninas, que sejam humildes e inocentes, que tenham temor da justiça divina, que tenham ao menos um contato com a religião, por lugares abertos e de certa forma desertos. As aparições de La Salette, Lourdes, Fátima, Akita, Garabandal e Medjugorge tem a mística dos segredos.
Ah, os segredos… Os de Fátima, são os mais famosos, e mais significantes entre eles, ainda não se chegou a uma conclusão exata se o tão bem guardado terceiro segredo fora de fato totalmente divulgado no ano 2000. Surgiu no seio da Igreja um grupo que se intitula, "Os Fatimistas", que são pessoas que tentam esclarecer a dúvida. Suas opiniões a respeito da não divulgação na totalidade do Terceiro Segredo, são bem fundamentadas e de fato nos coloca dúvidas se a Santa Sé de fato ainda esconde algo dos fiéis.
Mas por que Fátima, se Nossa Senhora já havia advertido a humanidade antes em La Salette? Os segredos confiados a Malanie e Maximin são muito parecidos e até mais elucidativos que os de Fátima, tratam da apostasia que se infiltraria na Igreja. A Igreja da época fez diversos interrogatórios com as crianças, que por mais imaginação que tivessem, jamais poderiam saber com precisão de tais informações, durante muito, muito tempo a Igreja não reconheceu a aparição e ela caiu no esquecimento, e o homem seguiu no caminho do erro. Em Fátima as crianças também foram interrogadas e nada foi capaz de demovê-las do que relatavam, eram crianças pobres de pouco conhecimento, não almejavam fama, nem dinheiro, o milagre do sol ocorrido na última das seis aparições em 13 de outubro foi definitivo para que as próprias aparições não gerassem mais dúvidas. Na ocasião a Virgem pediu orações, sacrifícios e que o homem corrigisse seu caminho que levava as almas em direção ao inferno, o que foi retratado nos segredos.
O famoso terceiro segredo só foi revelado a Lúcia e Jacinta, mas esta última morreu pouco tempo depois, ficando a cargo de Lúcia guardar o segredo, que mais tarde foi escrito e entregue ao Bispo de Leria, e segundo a própria vidente só poderia ser aberto em 1960, pois nesta época faria sentido. O único evento que trouxe mudanças profundas na Igreja foi o Concílio Vaticano II, convocado pelo Santo Papa João XXIII. Segundo consta, o papa mandou traduzir o segredo para o italiano, pois não conhecia o português, leu, e resolveu que o mesmo deveria ser mantido em sigilo. Os Papas subsequentes Paulo VI e João Paulo I, não divulgaram o segredo, e o Papa João Paulo II, só o fez no fim de seu pontificado, e mesmo assim muitos acreditam que não disseram tudo.
Existe também as aparições de Garabandal na Espanha, Akita e Medjugorge na Bósnia que confirmam os segredos de Fátima, e ainda mais, em Garabandal, a Virgem faz sérias advertências, sobre a desobediência e a letargia com que foi tratado o evento de Fátima, e agora além de pedidos de oração, jejum e conversão, a Virgem adverte sobre um milagre e um castigo. Pouco se sabe dos segredos de Medjugorge, que são em sua totalidade de 10 que ainda não foram totalmente divulgados.
Estas são aparições em que a Igreja dá crédito e estuda para encontrar uma resposta a dar, mas o que me preocupa são as aparições particulares que acontecem em vários lugares do mundo. Até que se prove o contrário, devemos dar crédito, mas desconfie se, a pessoa que diz receber as mensagens esteja recebendo ganhos financeiros, promoção pessoal, desvia o povo da doutrina e ensinamento reto da Igreja, se o lugar se tornou comercio de peregrinos, se o povo não obedece mais seu bispo, não participa dos sacramentos e só mantem uma vida devocional. Ora, a Virgem jamais tiraria de seus filhos o dom de receber Seu filho para apenas lhe dar ouvidos, isto nunca! Se em alguma mensagem estiver estipulado que a pessoa deixe sua família, sua casa, seu emprego e vá seguir alguém, consulte seu coração e sua fé, Jesus precisa apenas que você acredite que Ele pode te salvar, e Ele fornece os meios para que você consiga sua salvação.
Tudo o que havia para ser revelado já o foi na Sagrada Escritura, nada mais pode ser adicionado ou alterado, nem pela Virgem Maria. "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro Evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema". Gl 1,8. Maria tenta alertar, tenta nos manter no caminho certo para encontrar a glória, e mesmo que tenhamos que passar por diversas provações, a vitória nos é garantida, tanto pelo Seu filho, "e as portas do inferno não prevalecerão contra ela e por ela mesma". "Por fim, meu imaculado coração triunfará".
E você, crê nas aparições de Maria? Tem alguma dúvida? Compartilhe suas opiniões.
Abraço Fraterno,