“Pais que perderam filhos devem ter esperança”, diz Papa Bento XVI
O papa Bento XVI pediu aos pais que perderam filhos que não caiam no desespero e transformem o sofrimento em esperança.
O Pontífice fez essa exortação perante milhares de fiéis que assistiram à audiência pública das quartas-feiras, incluindo membros da associação "Filhos no paraíso: asas entre o céu e a terra", fundada na Itália por famílias que perderam seus filhos.
"Avós, pais, afetados profundamente pela morte, muitas vezes trágica, de vossos filhos, não deixar-vos vencer pelo desespero e o abatimento. Transformar vosso sofrimento em esperança, como Maria aos pés da Cruz", disse o Papa.
Bento XVI também se dirigiu aos jovens motoristas e lhes recomendou que "na exuberância desses anos juvenis não deixem de calcular os riscos" e que "atuem o tempo todo com prudência e sentido de responsabilidade".
Durante a catequese, Bento XVI voltou a implorar a unidade dos cristãos, "a fim de que se cumpra para o mundo inteiro o plano de salvação e reconciliação de Deus para os homens".
O Papa disse que os cristãos devem oferecer um forte testemunho de unidade e de compartilhar perante o homem atual, "muitas vezes sem pontos claros e válidos de referência".
O Pontífice considera que a separação dos cristãos, surgida após o cisma entre oriente e ocidente de 1054, é uma "vergonha", que tira credibilidade dos seguidores de Cristo no momento de divulgar o evangelho.