Papa Bento XVI apela aos jovens para aderirem ao clero
29 DE ABRIL DE 2012 – DOMINGO: O papa Bento XVI apelou hoje aos jovens que considerem aderir ao clero, numa altura em que a Igreja católica enfrenta uma crise de vocações nos países do ocidente.
«Oramos para que todos os jovens estejam atentos à voz de Deus que lhes fala ao coração e os chama para que se libertem de tudo e o sigam», disse o papa a milhares de fiéis na Praça de São Pedro.
«O Senhor está sempre a chamar, mas às vezes não ouvimos. Somos distraídos por muitas coisas, por vozes mais superficiais, e temos medo de ouvir a voz de Deus porque pensamos que poderia retirar-nos a nossa liberdade», disse.
Numa missa hoje de manhã, o papa ordenou nove homens como padres, incluindo um antigo piloto de aviões e um antigo procurador. Entre os nove estava um homem da Costa do Marfim, um da Colômbia e um do Vietname.
Hoje é Dia das Vocações para a Igreja Católica, que tem registado um grande declínio no número de ordenações de padres em muitos países, sobretudo na Europa.
França foi um dos países com maior quebra, tendo o número de párocos caído mais de metade, desde 1970, para cerca de 15.000 hoje.