Papa Bento XVI chega a Cuba e é recebido por Raúl Castro
26 DE MARÇO DE 2012 – SEGUNDA-FEIRA: O papa Bento XVI chegou nesta segunda-feira ao aeroporto Santiago de Cuba, após passar pelo México, para uma visita pastoral ao país.
O pontífice –que foi recebido na pista do aeroporto internacional pelo presidente de Cuba, Raúl Castro– deve ficar na ilha até quarta-feira (28), para celebrar a data comemorativa da Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira do país.
Raúl Castro saudou o papa com um aperto de mãos e uma reverência, ainda na escada de descida do avião.
Um grupo opositor cubano denunciou nesta segunda-feira que ao menos 150 dissidentes foram detidos nos últimos dias para impedir que protestem durante a visita do papa.
"A Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional pode confirmar que, neste momento, o número de detidos nos últimos quatro dias é de pelo menos 150 dissidentes pacíficos", disse o presidente da Comissão, Elizardo Sánchez.
"São detenções preventivas", declarou Sánchez à agência France Presse.
Além disso, "um número parecido foi proibido de sair de suas casas ou de assistir às missas ou recepções do papa nos lugares que ele percorrerá", acrescentou o líder da Comissão, que é ilegal, mas tolerada pelo governo comunista.
O Vaticano descartou um encontro do pontífice com opositores, que o governo considera "mercenários" dos Estados Unidos.
Em Cuba, a Igreja Católica é minoritária, mas, na ausência de qualquer oposição legal, exerce o papel de interlocutora privilegiada frente ao regime comunista.