Últimas Notícias

Papa Bento XVI fala sobre as qualidades dos santos

Papa Bento XVIO Papa Bento XVI declarou que a santidade não consiste em realizar ações extraordinárias, mas em repetir as atitudes, pensamentos e comportamentos de Jesus e que os santos são "pessoas boas, normais, verdadeiras estrelas e com um heroísmo muitas vezes invisível".  Diante de milhares de pessoas que assistiram na praça de São Pedro do Vaticano, Bento XVI refletiu sobre a santidade e os santos, essas pessoas "que com sua fé, caridade e vida indicaram o caminho para inúmeras gerações e também na atualidade.

O papa Ratzinger manifestou que para ele "muitos santos são verdadeiras estrelas".

"Para mim, não só alguns grandes santos que amo e conheço bem são indicadores do caminho. Mas também há santos simples, pessoas boas que vejo em minha vida, que não serão nunca canonizadas, pessoas normais sem um heroísmo", disse o papa teólogo.

O Pontífice acrescentou que uma vida santa não é só fruto de um esforço pessoal, mas também da ação de Jesus, que a partir do interior comunica e transforma.

A raiz última da santidade cristã – ressaltou – "não é outra coisa que a caridade vivida plenamente".

Precisou que para que essa caridade cresça na alma e frutifique em cada fiel se deve escutar a palavra de Deus, participar com frequência dos sacramentos, ajudar de maneira abnegada aos irmãos e praticar as virtudes.

"Todos estamos chamados à santidade, é a medida mesma da vida cristã", destacou.

Em seus quase seis anos de Pontificado, Bento XVI proclamou 34 santos e quase 600 beatos. Até agora, o papa Ratzinger realizou oito cerimônias de canonizações, sete no Vaticano e uma no Brasil, em maio de 2007.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo