Papa Bento XVI no Angelus recorda urgência de um renovado anúncio do Evangelho
16 DE OUTUBRO DE 2011 – DOMINGO: Fabio Botto Farhan: Após a Santa Missa celebrada na Basílica de São Pedro, esta manhã, no Vaticano, o Santo Padre presidiu a oração mariana do Angelus.
A Praça São Pedro estava repleta de fiéis e peregrinos que ouviram as palavras proferidas pelo Papa. Bento XVI iniciou o Angelus falando sobre a missa de encerramento do encontro da nova evangelização.
"A iniciativa, promovida pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, teve como objetivo principal aprofundar as maneiras de um renovado anúncio do Evangelho nos países de antiga tradição cristã e ao mesmo tempo propôs algumas experiências e testemunhos significativos" – disse Bento XVI.
O Santo Padre destacou que a esse convite responderam pessoas de várias partes do mundo, engajadas nessa missão que o Beato João Paulo II indicou claramente à Igreja como desafio urgente. Seguindo o Concílio Vaticano II, o Papa Wojtyla foi um grande defensor da missão ad gentes e um arauto da nova evangelização.
"Estes são aspectos da única missão da Igreja. É importante considerá-los juntos neste mês de outubro, em que celebraremos o Dia Mundial das Missões, no próximo domingo" – disse ainda o Papa.
O Santo Padre anunciou que proclamou 2012 o Ano da Fé, que terá início em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e se concluirá em 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo.
"Os motivos, as finalidades e as diretrizes desse Ano, estão contidos na Carta Apostólica que será publicada nos próximos dias. O Servo de Deus Paulo VI proclamou também um Ano da Fé, em 1967, por ocasião do 19° Centenário do Martírio dos Apóstolos Pedro e Paulo, e num período de grandes mudanças culturais" – sublinhou o Pontífice.
Bento XVI concluiu destacando que celebrar a abertura do Concílio Vaticano II, feita pelo Beato João XXIII, é uma ocasião para recordar a beleza e a centralidade da fé, além da exigência de reforçá-la e aprofundá-la pessoalmente e em comunidade na perspectiva da missão ad gentes e da nova evangelização.