Papa Bento XVI nomeia advogado alemão Ernst von Freyberg para presidente do banco Vaticano
O banqueiro alemão Ernst von Freyberg foi nomeado pelo papa Bento XVI ao cargo de presidente do Instituto para as Obras de Religião (IOR), o banco do Vaticano.
Von Freyberg, de 55 anos e advogado com uma grande formação financia, é membro dos Cavaleiros de Malta, fazendo parte da cúpula diretiva da Deutsche-Melteser Gmbh, a divisão alemã da Ordem Soberana e Militar de Malta.
Católico praticante, o advogado é ativo na organização de peregrinações de doentes no santuário de Lourdes, na França.
Muito conhecido na Alemanha, ele foi um dos fundadores e diretor da DC Advisory Partners GmbH, após ter trabalhado como analista na Three Cities Research (Bemberg Group) em Nova York e Londres.
O nome de von Freyberg estava aparecendo nos últimos dias como um dos potenciais novos presidentes do IOR, junto com o do banqueiro belga Bernard De Corte.
O papa Bento XVI já tinha antecipado que um dos últimos atos de seu pontificado seria a nomeação do novo chefe do banco do Vaticano, para não deixar incumbências ao novo pontífice.
A nomeação do advogado alemão como presidente do IOR foi confirmada hoje porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.