Últimas Notícias

Papa Bento XVI nomeia seis novos cardeais

Paramentos Litúrgicos

O papa Bento XVI nomeou seis novos cardeais, incluindo dois de países com grandes populações muçulmanas, deixando uma marca de seu pontificado no futuro da Igreja Católica.

Todos os seis têm menos de 80 anos e, portanto, são elegíveis, de acordo com a lei da igreja, a entrar no conclave que um dia escolherá o sucessor de Bento 16. Os integrantes do grupo são conhecidos como "cardeais eleitores".

Os seis novos cardeais vêm dos Estados Unidos, do Líbano, da Índia, da Nigéria, da Colômbia e das Filipinas. A cerimônia para empossá-los, conhecida como consistório, ocorrerá em 24 de novembro, disse o papa em um anúncio inesperado em sua audiência geral semanal.

O papa é conservador em assuntos relacionados à fé e à conduta sexual, como controle de natalidade, homossexualidade e a proibição à ordenação de mulheres como padres. Toda vez que nomeia um cardeal, escolhe homens que compartilham seus pontos de vista e capazes de moldar o futuro da igreja.

Beatitude Bechara Boutros Rai, de 72 anos, o patriarca da Igreja Católica Maronita do Líbano, e o arcebispo John Olorunfemi Onaiyekan, de 68 anos, de Abuja, na Nigéria, são de países com populações muçulmanas significativas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo