Papa Bento XVI pede a comunidade internacional que continue o empenho contra a fome
O papa Bento XVI pediu à comunidade internacional que "continue em seu empenho" para ajudar o Chifre da África por conta da crise de fome que tem atingido as populações da região.
"Não param de chegar notícias dramáticas sobre a escassez que afeta a região do Chifre da África", disse o Pontífice em sua audiência geral de hoje, destacando a situação das "crianças, que todo dia morrem naquela região por doenças e falta de água e comida".
Ele insistiu em seu apelo para que a comunidade internacional "continue ajudando esses povos": "Peço a todos que ofereçam suas orações e ajudas concretas a tantos irmãos e irmãs tão duramente castigados".
O líder máximo da Igreja Católica saudou o presidente do Pontifício Conselho 'Cor Unum', cardeal Robert Sarah, e o administrador apostólico em Mogadíscio, Dom Giorgio Bertin.
O Papa detalhou que ambos estiveram "presentes na audiência com alguns representantes de organizações de caridade católicas que se encontram para verificar e dar mais impulso a iniciativas para enfrentar esta emergência humanitária".
Antes da catequese, Joseph Ratzinger fez uma reflexão sobre o Salmo 23 e a figura do bom pastor, que "guia suas ovelhas por sentimentos justos, atento às suas exigências, e não às suas próprias".
"Por mais que os percursos da nossa vida possam parecer tortuosos, no deserto, sem água e com um só racionalismo, devemos, no vale obscuro da incerteza, dos problemas e do mal, nos sentir seguros porque Tu estás comigo", pregou o Pontífice, citando um trecho do salmo.
"Que o Senhor permita que caminhemos – mesmo nas estradas difíceis do nosso tempo, sobre seus passos e nos conduza a águas tranquilas", concluiu o Pontífice.