Papa confirma viagem ao Reino Unido
O Papa Bento XVI confirmou a primeira viagem de seu pontificado ao Reino Unido, sem especificar uma data, anunciou um porta-voz da Igreja Católica britânica.
Em discurso a bispos ingleses e galeses em Roma, o Papa saudou "a fé e a devoção" dos católicos deste país, segundo Alexander Desforges, diretor do Catholic Communications Network, encarregado da comunicação da Igreja católica inglesa e galesa.
"Por ocasião de minha próxima visita apostólica ao Reino Unido, poderei constatar esta fé e, como sucessor de Pedro, reforçá-la e confirmá-la", declarou Bento XVI segundo Desforges, contactato pela AFP.
Em dezembro passado, o secretário de Estado britânico para a Escócia, Jim Murphy, revelou que o Papa iria à Inglaterra e à Escócia entre os dias 16 e 19 de setembro. "Não será uma visita de Estado", destacou então.
"As discussões referentes ao programa (da visita) e às datas específicas continuam", ressaltou Desforges.
O último Papa a viajar à Grã-Bretanha foi João Paulo II, em 1982. Esta será apenas a segunda viagem de um Papa ao Reino Unido desde que o rei Henry VIII cortou relações com Roma e o catolicismo há quase cinco séculos, com a instauração da Igreja anglicana.
O Reino Unido tem 4,2 milhões de católicos, de uma população de 61 milhões de habitantes.