Papa cria autoridade especial de combate à lavagem de dinheiro
CIDADE DO VATICANO — O Papa Bento XVI criou recentemente a Autoridade para a Informação Financeira, um órgão especial para combater a lavagem de dinheiro e vigiar as operações financeiras da Santa Sé, anunciou o Vaticano.
A criação da autoridade de controle foi promulgada com um decreto, ou "motu próprio", de Bento XVI.
"A Santa Sé aprova o compromisso da comunidade internacional e quer fazer suas as regras adotadas para prevenir e combater estes terríveis fenômenos", escreveu o Pontífice.
O decreto tem como objetivo "prevenir e lutar contra a lavagem de dinheiro proveniente de atividades criminais e para o financiamento do terrorismo", afirma o texto.
"A promulgação das novas leis reveste um significado moral e pastoral de longo alcance", afirmou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, que resumiu a medida com três palavras: "transparência, honestidade e responsabilidade".
A autoridade de controle vigiará as operações financeira de todas as entidades do Vaticano, assim como a aplicação das recentes normas europeias de combate à fraude.
Com a decisão, o Vaticano cumpre um passo decisivo para a transparência de suas transações econômicas, objeto de graves acusações e suspeitas por décadas.