Papa destaca vozes femininas no jornal do Vaticano
Cidade do Vaticano, 30 jun 2011. Bento XVI pediu hoje atenção à “voz das mulheres” e ao diálogo inter-religioso por parte do jornal do Vaticano, «L’Osservatore Romano», que assinala esta sexta-feira 150 anos de existência.
Numa mensagem publicada pela sala de imprensa da Santa Sé e pelo quotidiano, o Papa considera que este meio de comunicação social é um “jornal de ideias”, um órgão “de formação e não só de informação”.
“Para tal, deve saber manter fielmente a missão desenvolvida neste século e meio, com atenção também ao Oriente cristão, ao irreversível compromisso ecuménico das diversas Igrejas e comunidades eclesiais, à busca constante de colaboração e amizade com o judaísmo e as outras religiões, ao debate e confronto cultural, à voz das mulheres e aos temas bioéticos”, elencou.
O texto pede a continuação da abertura às “novas assinaturas”, entre as quais há “um número crescente de colaboradoras”, bem como o desenvolvimento da dimensão “internacional” do «Osservatore Romano», para “exprimir a cordial amizade da Santa Sé pela humanidade” contemporânea.
Para Bento XVI, o jornal “faz conhecer o magistério dos Papas e é um dos instrumentos privilegiados ao serviço da Santa Sé e da Igreja”.O jornal do Vaticano lançou recentemente um site, www.osservatoreromano.va, disponibilizando as suas várias edições, tanto a diária, em italiano, como as semanais, em seis línguas, incluindo o português.