Últimas Notícias

Papa Francisco abre Porta Santa e inaugura Jubileu de 2025

Paramentos Litúrgicos

O Papa Francisco inaugurou o Jubileu Católico de 2025, que terminará apenas em 6 de janeiro de 2026 e representa um período de indulgência e perdão para os fiéis.

Realizada pela Igreja a cada 25 anos, a celebração foi iniciada com a tradicional abertura da “Porta Santa” da Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante a missa do Natal do Senhor.

“Ancorados em Cristo, rocha de nossa salvação, cruzamos o limiar deste templo sagrado e entramos na era da misericórdia e do perdão, para que seja aberto o caminho da esperança para cada homem e mulher”, disse Jorge Bergoglio para milhares de fiéis presentes na basílica, incluindo a premiê da Itália, Giorgia Meloni.

De cadeira de rodas e aparelho acústico, o Papa orou em silêncio e sozinho diante da Porta Santa e depois a atravessou acompanhado de dois auxiliares. Após o pontífice, um séquito de religiosos e fiéis provenientes dos cinco continentes atravessou o limiar que marca o início do Jubileu, também chamado de “Ano Santo”.

O último Jubileu ordinário da Igreja Católica ocorreu em 2000, ainda no pontificado de João Paulo II, mas o papa Francisco realizou um Ano Santo extraordinário entre dezembro de 2015 e novembro de 2016, dedicado ao tema da misericórdia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo