Papa Francisco anuncia criação de órgão para desenvolvimento humano
O papa Francisco anunciou nesta quarta-feira, dia 31, em uma carta, a criação de um novo dicastério. O órgão da Igreja Católica será responsável pelo Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
De acordo com a sala de imprensa do Vaticano, a ideia do novo departamento partiu do Conselho dos Cardeais e os documentos relacionados ao assunto foram aprovados pelo Pontífice em 17 de agosto.
Ainda segundo o anúncio, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral terá como prefeito o cardeal Peter Turkson, que até o momento comandava o Pontifício Conselho de Justiça e Paz.
Além disso, a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem, o novo órgão incorporá as funções de outros quatro departamentos: o Pontifício Conselho de Justiça e Paz, o Pontifício Conselho "Cor unum", o Pontifício Conselho para Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e o Pontifício Conselho para Pastoral no Campo da Saúde, que deixaram de existir.
"Uma seção do novo dicastério expressa de modo especial a preocupação do Papa para os refugiados e os migrantes. Em realidade não pode existir hoje um serviço para o desenvolvimento humano integral sem uma atenção particular ao fenômeno migratório", afirma nota da sala de imprensa.