Papa Francisco cria comissão para combater a pedofilia
O papa Francisco está montando um painel de especialistas para discutir a questão do abuso sexual no clero, tarefa que envolve procurar formas de proteger crianças de pedófilos, melhores formas de selecionar homens para o sacerdócio e como ajudar vítimas que já foram afetadas. Mas ainda não está claro se os especialistas vão tratar de uma das questões principais por trás do escândalo: como responsabilizar os bispos que esconderam os crimes.
O cardeal Sean O’Malley, arcebispo de Boston, anunciou a criação da comissão, ontem, após o final da reunião entre Francisco e seus oito cardeais consultores, que o ajudam a administrar a igreja e a reformar a burocracia do Vaticano..
Boston foi o epicentro do escândalo de abusos sexuais cometidos por clérigos norte-americanos, que veio à tona em 2002.
O’Malley disse que a comissão, formada por especialistas internacionais leigos e religiosos, estudará os atuais programas para a proteção de crianças, seleção de padres e treinamento de funcionários da igreja e vai sugerir novas iniciativas que possam ser implementadas no Vaticano e em outras partes do mundo. Ele disse que, até o momento, o envolvimento do Vaticano nos casos de abuso sexual tem sido principalmente de natureza judicial.