Papa Francisco critica um “sistema econômico que tem como ídolo o dinheiro”
O Papa Francisco criticou neste domingo “um sistema econômico que tem no seu centro um ídolo chamado dinheiro”, durante um discurso em Cagliari, na Sardenha, onde está a realizar uma visita pastoral.
No discurso, o Papa Francisco sublinhou ainda que sem trabalho não é possível haver dignidade. O ministro de Pedro considerou, contudo, que esta falta de trabalho é “uma consequência de uma escolha global” de um sistema económico em que “é o dinheiro que comanda”, acrescentou o Papa, citado pela Lusa, dirigindo-se a milhares de pessoas em Cagliari.
O Papa Francisco chegou neste domingo a Cagliari, na ilha italiana da Sardenha, para visitar o santuário de Nossa Senhora de Bonaria, que dá o nome à capital da Argentina, e onde irá cumprimentar um grupo de prisioneiros e ouvir testemunhos de vítimas do drama do desemprego.
No seu discurso Francisco falou da sua própria experiência relacionada com o desemprego e a precariedade, dizendo que no seu país, a Argentina, é uma realidade bem conhecida. “Não posso propriamente dizer que experimentei esse sofrimento mas a minha família sim”, disse, citado pela AFP.
“O meu pai partiu para a Argentina para tentar uma oportunidade na América. Sofreu a terrível crise de 1929 durante a qual perdeu tudo”, acrescentou, lembrando que como só nasceu em 1936 não assistiu diretamente à situação. Contudo, o papa assegurou que pelas palavras da família esse foi um tema que o marcou na infância.