Papa Francisco defende fortalecimento de diálogo entre gerações
O papa Francisco defendeu nesta última sexta-feira o fortalecimento do diálogo entre as gerações em discurso hoje no Rio de Janeiro. Antes de iniciar a oração do Angelus no balcão do Palácio São Joaquim, na Glória, zona sul do Rio, o pontífice ressaltou o valor da família, com especial destaque ao papel dos avós, e seu papel na instrução dos jovens para um futuro melhor – usando, como exemplo, as relações familiares de Jesus Cristo na terra.
Em sua fala, iniciada por volta de meio-dia, o chefe da Igreja considerou que a família teria um valor precioso, por ser “um lugar privilegiado para transmitir a fé”. Ele observou que hoje seria o dia de Santa Ana, mãe da Virgem Maria e avó de Jesus, sendo também comemorado no Brasil o dia dos avós. “Como os avós são importantes na vida da família”, disse, para em seguida completar. “Como é importante o diálogo entre gerações, principalmente na família”.
Para o religioso, os pais de Maria fazem parte de uma longa corrente de pessoas que transmitiram o amor a Deus a seus filhos. Ele comentou ainda que “crianças e anciãos constroem o futuro dos povos”. Isso porque, se o futuro pertence aos jovens, é por meio da sabedoria dos mais velhos, transmitida a esses jovens, que as perspectivas da humanidade se tornam mais positivas, avaliou.