Artigos/Curiosidades

PAPA FRANCISCO DOA 100 MIL EUROS À FUNDAÇÃO AUSCHWITZ, LOCALIZADA NA POLÔNIA

Paramentos Litúrgicos

 Fundação Auschwitz-BirkenauO papa Francisco doou cerca de 100 mil euros para a Fundação Auschwitz-Birkenau, que administra o museu sobre o maior campo de concentração nazista, no sul da Polônia.

Para o diretor do museu, Piotr Cywiński, o apoio financeiro que chegou da Santa Sé é "um sinal importante", pois indica o reconhecimento do "papel fundamental da memória para o homem contemporâneo".

"A quantia não é grande, porque nossas possibilidades são limitadas. Mas, com ela, queremos expressar o apoio pleno para o projeto gerido pela Fundação", disse o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, em uma carta que acompanhou a doação.

Com isso, o Vaticano se torna o 31º país a contribuir com o fundo perpétuo de 120 milhões de euros à Fundação, que mantém o funcionamento do museu. A Alemanha, seguida pelos Estados Unidos e Polônia, é o país que mais contribuiu, doando cerca de 60 milhões de euros. Símbolo do Holocausto, o campo de concentração de Auschwitz funcionou durante a Segunda Guerra Mundial.

Entre os anos de 1940 e 1945, mais de um milhão de prisioneiros morreram ali, a maior parte deles judeus. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo