Últimas Notícias

Papa Francisco escreve à ONU pedindo “intervenção urgente” no Iraque

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco enviou uma carta ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, para pedir uma "intervenção urgente" da comunidade internacional nos confrontos no Iraque, os quais ele definiu como "tragédia humanitária".

No documento, o Pontífice faz um "apelo urgente à comunidade internacional para intervir e colocar um fim à tragédia humanitária em curso". Ele também disse esperar "ações concretas de solidariedade para proteger os que são atingidos ou ameaçados pela violência". Ontem, o cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, partiu em viagem ao Iraque, como enviado especial do Papa ao país. Sua missão é levar ajuda financeira e emocional à população atingida pelos confrontos entre forças do governo e jihadistas do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isis, na sigla em inglês). Os militantes sunitas do Isis têm perseguido e executado cristãos iraquianos, obrigando-os a deixarem seus lares.

Recentemente, o grupo também proclamou um califado na região entre Iraque e Síria. Enquanto isso, a comunidade internacional se articula para tentar conter o avanço do Isis. Desde a semana passada, os Estados Unidos estão bombardeando alvos ligados aos jihadistas, mas o presidente Barack Obama descartou a possibilidade de enviar tropas ao país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo