Últimas Notícias

Papa Francisco faz apelo de paz contra avanço do Estado Islâmico na Líbia

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco fez nesta quarta-feira (18) um apelo de paz para o Oriente Médio e o norte da África, principalmente para a Líbia, que nos últimos dias tem sofrido com o avanço de extremistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis), que já mataram cerca de 20 cristãos egípcios. "Rezemos pela paz no Oriente Médio e no norte da África, recordando todos os mortos, feridos e refugiados. Que a comunidade internacional possa encontrar soluções pacíficas à difícil situação na Líbia", disse Francisco, diante de centenas de pessoas que compareceram à semanal audiência geral no Vaticano.

"Também gostaria de pedir orações para os nossos irmãos egípcios que, há três dias, foram mortos na Líbia apenas pelo fato de serem cristãos", recordou o Papa. Ontem, Francisco ofereceu uma missa aos 21 egípcios coptas decapitados pelo EI. Ele também telefonou ao patriarca da Igreja Ortodoxa Copta, Tawadros II de Alexandria, para manifestar sua indignação com as execuções.

Aproveitando a presença de bispos ucranianos na Praça São Pedro, que desde segunda-feira estão em visita "ad limina" ao Vaticano, Francisco também pediu "uma paz duradoura na Ucrânia". Um acordo de cessar-fogo, mediado pela Alemanha e pela França, entrou em vigor no último dia 15 no leste da Ucrânia. No entanto, fontes locais relatam mortes de soldados e violações do tratado de paz.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo