Papa Francisco faz apelo por mineradores turcos
O papa Francisco fez um apelo nesta quarta-feira (14) pedindo para que as pessoas rezem pelos mineradores mortos e por aqueles que ainda estão sob os escombros da mina de carvão de Soma, na Turquia.
"Os convido a rezar pelos mineradores que ontem morreram na mineira de Soma, na Turquia e por aqueles que ainda estão encurralados nas galerias. Senhor acolha os defuntos na sua casa e dê conforto aos seus familiares", pediu o Papa. O ministro turco da Energia , Taner Yildiz, informou o novo balanço provisório das vítimas da explosão ocorrido ontem na mina que é de ao menos 205 mortos.
A causa da morte na maior parte dos casos foi o monóxido de carbono, informou a imprensa local. O ministro não informou quantos trabalhadores ainda estão presos nas galerias do local que fica a mais de 400 metros abaixo da terra. Segundo alguns meios da imprensa local poderiam chegar a 200.
Segundo Yildiz, 787 trabalhadores estavam no local na hora da explosão, e a imprensa turca informou que mais de 360 conseguiram fugir.
O governo turco proclamou hoje três dias de luto nacional depois da catástrofe que teria sido provocada por um curto-circuito, gerando uma explosão e um incêndio.
Enquanto o trabalho de resgate continua na mina, aumentam os protestos contra as condições de segurança que seriam a principal causa do acidente. Estão previstas para hoje várias manifestações em todo o país.
Em Istambul foi registrado nesta manhã um protesto no metrô organizado através de redes sociais. Muitos jovens se deitaram nos trens identificando-se simbolicamente com os mineradores mortos.