Papa Francisco pede que cristãos atuem em prol da natureza
A Igreja Católica celebra nesta terça-feira (01) o Dia Mundial da Proteção da Criação, data instituída pelo papa Francisco no último dia 06 de agosto.
Durante todo o dia, o Pontífice reforçou a importância de cuidar da natureza e incentivou os cristãos a protegerem os recursos naturais. "Hoje é o Dia Mundial de orações para a proteção da criação. Rezemos e Operemos", com esse tuíte Jorge Mario Bergoglio abriu a jornada especial.
Após escrever a mensagem nas redes sociais, o sucessor de Bento XVI celebrou – ao mesmo tempo em que a Igreja Ortodoxa – na Basílica de São Pedro uma liturgia da palavra especial.
Entre as três leituras bíblicas, também foram citadas passagens de sua Encíclica "Louvado Seja" e o Cântico das Criaturas escritos por São Francisco de Assis.
"Ninguém pode servir seriamente à causa de salvar a criação se não tem coragem de apontar contra o acúmulo de riquezas exagerado na mão de poucos e contra o dinheiro que não tem medida", destacou na homilia o pregador vaticano da Casa Pontifícia, padre Raniero Cantalamessa.
Saudando a Encíclica papal, Cantalamessa destacou que "São Francisco é a prova viva do aporte que a fé em Deus pode dar para o esforço comum para salvar a criação". "O seu amor pelas criaturas é uma consequência direta de sua fé na paternidade universal de Deus. Não tinha as razões que nós temos hoje sobre o futuro do planeta, como a poluição do ar, falta de água limpa. A sua ecologia é pura", destacou.