Papa Francisco recebe no Vaticano o presidente do Uruguai
Com um forte abraço, o papa Francisco recebeu no Vaticano o presidente do Uruguai, José Mujica. No primeiro ato da reunião, o pontífice argentino destacou a importância política do uruguaio para a América Latina: “homem sábio”, classificou.
Em audiência privada, Mujica pediu ao papa Francisco que a Igreja Católica, por “humanidade”, participe do processo de paz na Colômbia. O uruguaio quer que o papa ajude na negociação para que Farc (Forças Armadas Revolucionários da Colômbia) e governo colombiano “cheguem a um bom acordo”.
Em entrevista coletiva para a imprensa após o encontro, Mujica – que sempre se declarou como ateu -, destacou o “peso social” que a Igreja Católica tem na Colômbia e na zona do Caribe. Segundo o presidente uruguaio, a influência da igreja na região “pode contribuir para que a instituição tenha um papel destacado nas negociações entre a Farc e o governo”, afirmou.
Segundo informações da Agência Efe, antes de começar a reunião, ambos lembraram um “amigo em comum” já falecido, o escritor e teólogo uruguaio Alberto Methol Ferré. Sobre o escritor uruguaio, Mujica disse que o autor “nos abriu a mente”, enquanto o papa afirmou que o intelectual “nos ajudou a pensar”.