Papa Francisco visitará Aparecida do Norte e favela no Rio de Janeiro, no próximo mês de julho
O papa Francisco ficará sete dias no Brasil no próximo mês de julho, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá no Rio de Janeiro, informou o Vaticano.
De acordo com a programação divulgada pela Santa Sé, o Pontífice visitará a cidade de Aparecida, em São Paulo, e a favela de Varginha, no Rio de Janeiro, além de se reunir com presidiários. Ele chegará ao país na tarde do dia 22 de julho, segunda-feira, e será recebido pela presidente Dilma Rousseff no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio.
Em seguida, irá para o Palácio da Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, onde haverá uma cerimônia de boas-vindas com a participação de líderes políticos e diplomatas. Francisco ficará hospedado na Residência do Sumaré.No dia 23, não estão programados compromissos oficiais. Somente na quarta-feira que o papa Francisco partirá de helicóptero para São Paulo, onde venerará a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebrará uma missa no local. Ele será recebido na cidade pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis.
O Pontífice almoçará no Seminário Bom Jesus e, no mesmo dia, voltará ao Rio de Janeiro. Haverá um jantar privado na Residência do Sumaré.Na manhã do dia seguinte, o Papa celebrará uma missa privada na Residência do Sumaré e, por volta das 9h, irá ao Palácio da Cidade receber as chaves do Rio de Janeiro das mãos do prefeito Eduardo Paes e abençoar as bandeiras dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Às 10h, está programada uma visita à comunidade de Varginha, em Manguinhos, que faz parte de uma favela pacificada.
Em seguida, visitará a igreja São Jerônimo Emiliano e um campo de futebol da comunidade. Ele deve passar também pela casa de um dos moradores da favela e fazer um discurso. À tarde, Francisco visitará a praia de Copacabana, onde ocorrerá a Festa da Acolhida aos jovens da JMJ. Ele fará um discurso e abençoará os participantes do evento religioso.
Na sexta-feira, dia 26, o Pontífice irá confessar cinco jovens de cinco continentes e irá ao Palácio São Joaquim, a residência oficial do arcebispo do Rio de Janeiro. Ele se reunirá com cinco jovens detentos e visitará a capela da residência. Às 12h, Francisco presidirá a celebração do ângelus do balcão do palácio. Após, haverá um encontro com organizadores e patrocinadores-benfeitores da JMJ. Ao fim da tarde, ele voltará a Copacabana para a Via Sacra com os jovens da JMJ. No sábado, o Papa visitará a catedral da cidade e celebrará uma missa às 9h com bispos da JMJ, sacerdotes, seminaristas e religiosos. Às 11h30, encontrará com políticos, empresários, diplomatas, artistas e líderes de outras religiões no Teatro Municipal. Por volta das 18h15, ele irá ao Campus Fidei de Guaratiba para a Vigília de Oração com jovens da JMJ.
Na manhã de domingo, dia 28, o Papa deve voltar a Guaratiba. No trajeto, ele sobrevoará de helicóptero o Cristo Redentor e as imagens serão transmitidas ao vivo. Às 10h, Francisco celebrará a Missa de Envio da JMJ com a participação de Dilma Rousseff. À tarde, ele se reunirá com 15 mil voluntários da JMJ no Rio Centro. O Papa irá ao aeroporto do Galeão às 18h30 para a despedida de sua viagem. A partida para Roma está marcada para às 19h.