Papa pede que bondade de Deus console as comunidades colocadas à prova
O papa Bento XVI felicitou os fiéis das Igrejas Orientais que nesta sexta-feira, dia 07 de janeiro de 2010 realizam o Santa Natal e pediu que a bondade de Deus "reforce em todos a fé, a esperança, a caridade e console às comunidades que foram colocadas à prova".
A mensagem foi lida pelo papa após a reza do Ângelus na Praça de São Pedro, diante dos milhares de fiéis que assistiam à missa do Batismo de Cristo (Epifania), na qual garantiu que o Universo "não é o resultado da casualidade".
As palavras do papa chegam poucos dias após o atentado perpetrado na véspera do Natal em uma igreja copta de Alexandria (Egito), que causou a morte de 21 pessoas e feridas em outras 79.
No Ângelus, o pontífice, que pediu perdão aos fiéis congregados na Praça de São Pedro pelo atraso com o qual tinha iniciado a reza, se referiu à pergunta que a Igreja quer suscitar nos corações de todos os homens: Quem é Jesus?
Assim, destacou que a "ânsia espiritual" que movimenta a missão da Igreja é a de mostrar Jesus e seu Evangelho para que cada homem "possa descobrir em seu aspecto humano o aspecto de Deus e ser iluminado por seu mistério de amor".
O bispo de Roma destacou que a Epifania anuncia "a abertura universal da Igreja e sua ligação a evangelizar a todas as pessoas" e diz como a Igreja realiza esta missão: "refletindo a luz de Cristo e anunciando sua palavra".
Depois do Ângelus, o papa lembrou que nesta quinta-feira é a Jornada Missionária das crianças e como crianças e jovens "organizados nas paróquias e nas escolas, formando uma rede espiritual de solidariedade para ajudar os que passam dificuldades".
"É importante e lindo que as crianças cresçam com uma mentalidade aberta ao mundo, com sentimentos de amor e de fraternidade, superando o egocentrismo e o consumismo", ressaltou o Pontífice.