Papa transforma prelazia no Amazonas em diocese e nomeia novo bispo
O Papa Francisco elevou a Prelazia Territorial de Coari, no Amazonas, à condição de diocese. O anúncio foi feito pelo Vaticano. Como primeiro bispo da nova diocese, o Santo Padre nomeou dom Marek Marian Piatek, C.SS.R., até então bispo prelado.
Dom Piatek nasceu em 10 de outubro de 1954 na cidade de Tuchów, na Polônia. É membro da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas), na qual emitiu a primeira profissão religiosa em 15 de agosto de 1974.
Estudou Filosofia e Teologia no Seminário dos Redentoristas de sua cidade, e obteve o Doutorado em Teologia Moral na Academia Alfonsiana de Roma.
Foi ordenado sacerdote em 5 de junho de 1980 e seis anos depois foi enviado como missionário ao Brasil, na arquidiocese de Salvador, onde desempenhou vários cargos, como formador de estudantes, professor de Teologia e pároco.
Em 15 de junho de 2011, foi nomeado bispo prelado de Coari, recebendo a ordenação episcopal em 12 de agosto do mesmo ano.
O município de Coari está encravado no coração da Amazônia, a quase 400 km de Manaus. Tem cerca de 80 mil habitantes e se destaca na produção de petróleo e gás natural.