Artigos/Curiosidades

PELICANO EUCARÍSTICO: Saiba o significado desse símbolo católico

Paramentos Litúrgicos

O Pelicano Eucarístico é um símbolo católico que apresenta relação direta com a refeição por excelência, a Eucaristia, uma vez que Cristo deu seu próprio sangue para alimentar o povo. Assim, o pelicano, ave grande que vive em regiões aquáticas, apresenta relações diretas com o sacrifício de Jesus afinal, segundo a Lenda do Pelicano Eucarístico, na falta de peixes para alimentar seus filhotes, o pelicano bica o próprio peito oferecendo sua carne e sangue para os filhos.

O pelicano é o símbolo do sacrifício e da doação. Na Eucaristia, é Jesus Cristo, como pão do céu, da paz e a salvação da humanidade. Assim, São Jerônimo, num comentário do Salmo 102, disse: “Sou como um pelicano do deserto, que fustiga o peito e alimenta com o próprio sangue os seus filhos”. Assim, tornar-se um símbolo da Paixão de Cristo e da Eucaristia.

Do mesmo modo que o pelicano, Cristo se sacrificou, dando-nos alimento através do Seu amor auto sacrificial. São Tomás de Aquino (1225-1274) faz referência ao símbolo do pelicano em seu hino “Adoro te devote”, além de também citar o animal em outros textos: “O pelicano bom a nos inundar com vosso sangue, sangue no qual uma só gota pode salvar o mundo inteiro”.

Muitas das faculdades de Oxford e Cambridge foram estabelecidas por ordens religiosas católicas para a educação de seus membros. Assim, o Pelicano também aparece no Brasão do Corpus Christi College de Oxford e Cambridge. Essas faculdades ainda conservam lembranças de sua herança católica. Dentro do quadrilátero de Corpus Christi College, em Oxford há uma grande coluna em que se ergue a estátua de um pelicano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar