Pesquisa revela que Papa Franscico teve aprovação de 84% dos católicos dos Estados Unidos
O Papa Francisco, recém entronizado no Vaticano, tem a aprovação de 84% dos católicos dos Estados Unidos, revela pesquisa divulgada pelo Centro de Pesquisa Pew.
"Francisco é visto muito mais favoravelmente pelos católicos dos Estados Unidos do que o Papa Bento XVI durante seus primeiros dias de pontificado", informou o Foro Pew sobre Religião e Vida Pública.
A pesquisa consultou 193 católicos entre 1.001 adultos americanos contactados por telefone entre 28 e 31 de março, logo após a eleição do novo Papa.No total, 57% dos entrevistados manifestaram uma opinião favorável ao Papa Francisco, enquanto 29% se disseram incapazes de qualificar o pontífice nascido na Argentina. Apenas 14% manifestaram opinião desfavorável.
Três meses após o início de seu papado, em abril de 2005, Bento XVI tinha a aprovação de 67% dos católicos nos Estados Unidos. Já seu predecessor, o Papa João Paulo II, contava com a simpatia de 90% dos católicos americanos.
Quase um a cada quatro americanos se identifica como católico romano, o que faz dos Estados Unidos o mais católico dos países industrializados.
A pesquisa tem margemn de erro de 3,7 pontos.